terça-feira, 21 de agosto de 2012

Caixa preta - 12 dias para Jennifer Egan e Paulo Kralik Angelini

"As pessoas raramente são como você espera que elas sejam, mesmo quando você já as viu por foto"


Essa é a primeira frase de Caixa preta, conto de Jennifer Egan, que desde a noite de 20 de agosto é reproduzido através do twitter da editora Intrínseca (@intrinseca). 
Veiculado pela primeira vez no perfil da revista norte-americana New Yorker, de 24 de maio a 2 de junho, o conto é resultado da provocação causada na autora pelas possibilidades do uso do Twitter.
A versão brasileira, que irá ao ar diariamente das 22h as 23h até o dia 31 de agosto, foi traduzido por Juliana Romeiro. Encerrada a participação no micro-blog, Caixa-preta será vendido em e-book, e, assim como os livros anteriores da autora, conta com a bela capa de Rafael Coutinho.

Aqui no blog, a Prof. Dra. Léa Masina propôs uma série de questões para discutir a literatura contemporânea observando os conceitos da Pós-Modernidade. Sem medo, pode-se dizer que ao utilizar o Twitter para revelar, pouco a pouco, seu texto literário, Egan não só desafiou os limites de gênero, como se apropriou de uma ferramenta popular para fazer o erudito. Essa não é a primeira vez em que topamos com elementos do pós-moderno na obra da autora. 

No aplaudido A visita cruel do tempo, tema e linguagem formam uma trama que pode ser, por um lado, decomposta em pequenos trechos, sem que nenhum deles perca o sentido. Ao mesmo tempo, a composição forma um imenso romance sobre o que é mais cruel e inevitável na vida: o Tempo (discussão recorrente da contemporaneidade). 

No dia 01 de setembro, o Prof. Dr. Paulo Kralik Angelini apresentará, no curso Leituras do Século XXI, o painel sobre Jennifer Egan e seu romance A visita cruel do tempo (Pulitzer de Ficção, National Book Critics Circle Award e do Los Angeles Times Book Prize em 2011). Será uma oportunidade para discutirmos esses e outros tópicos tão inquietantes dessa obra que, como veremos aqui no blog, não se limita as páginas de um livro.


Um comentário:

  1. Gente, no próximo sábado, dia 6,às 10 horas, irá acontecer o nosso encontro com o Prof. Biagio, para ouvirmos e conversarmos sobre o livro de Peter Esterhazy. Conto com a presença de todos e peço que confirmem presença pelo meu emai (lmasina.ez@terra.com.br)

    ResponderExcluir