segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Luiz Ruffato fala para Leituras do Séc. XXI

Depoimento do escritor Luiz Ruffato, sobre Eles eram muitos cavalos, para o Leituras do Séc. XXI


"Eu gosto de ter um título pronto antes de iniciar um novo livro. Às vezes, eu demoro muito para começar as histórias, embora já as tenha delineado na memória, porque ainda não consegui um título satisfatório. Pois bem, no caso de Eles eram muitos cavalos, se deu o mesmo. Eu já tinha mais ou menos intuído a forma do livro, mas ainda não podia trabalhar, porque me faltava a porta de entrada. O que resume as histórias que contarei, eu me perguntava?
Eu sou um leitor compulsivo de poesia. Então, um dia, ao reler o Romanceiro da Inconfidência, ponto alto da poesia brasileira, de uma poeta não devidamente valorizada, me deparei com os versos, dentro de uma das seções do livro, eles eram muitos cavalos... E pensei, claro, aí está a melhor definição dos personagens deste meu livro, eles eram muitos cavalos... as palavras estão todas lá: o coletivo, eles; o verbo no passado, eram, pois já não são, a passagem do tempo...; muitos, como São Paulo é sempre, muitos; cavalos, animal forte e determinado, belo, mas usado como escravo na lavoura ou como montaria nas corridas, lembrava também as corridas, como em SP, competição, mas também cavalos da umbanda, pessoas que não são elas, são outras, elas e outras... E a seqüência era fantástica: eles eram muitos cavalos / mas ninguém mais sabe seus nomes /sua pelagem, sua origem". Como nós, habitantes do mundo, fazendo história, anonimamente..."

Luiz Ruffato, 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário