quarta-feira, 8 de outubro de 2014

11/10 - Último encontro do ano: Solidão Continental





Solidão continental - ou a coragem de narrar
Daniela Langer*

Caros amigos,



“O corpo é uma unidade mínima”, disse João Gilberto Noll em uma oficina para alunos de Escrita Criativa na Faculdade de Letras da PUC. A frase curta é ponto de partida na tentativa de entender a essência da literatura de Noll e o que ele procura expressar através do fazer literário. Porque é corpo o que se vê, se toca e respira. "O corpo, realmente, está em si mesmo". O corpo é fulcro de dor e prazer, de sensações empíricas e imaginárias. A literatura também não é isso? A literatura não é (ou deveria ser) a semente da dúvida, os caminhos que se bifurcam, o prazer e a dor?
Desde o primeiro livro do autor, a questão do corpo se faz presente. "O corpo é fundamental no que escrevo para contar o desejo de contar a dor". 
Para Noll, seu primeiro romance, A fúria do corpo, está distante de ser um romance naturalista sobre a pobreza carioca. O livro fala da mendicância simbólica - o romance é falta. É o escatológico e o pornográfico. O sexo dos personagens é hipertextualizado, um hipersexualismo. "Literatura é expressão acima de qualquer coisa". O papel do escritor é "dar a cara a bater, levantar o tapete, revelar a sujeira. A literatura tenta revelar aquilo que não falamos em sociedade".
                Pode-se dizer que Noll fez do corpo, ou da experiência literária do corpo, da errância dos personagens sem-nome, múltiplos e ao mesmo tempo os mesmos em meio à multidão, sua poética. Portanto, nada mais natural que em seu romance mais recente, Solidão continental, a temática voltasse a emergir. "Escrevo porque não sei, porque quero tocar em coisas que nem sabia existir. É PRAZER TENEBROSO e MEDO - tocar em coisas que envergonham, que deveriam, socialmente, serem caladas".
Para nosso encontro de sábado, proponho o risco. E que na leitura de Solidão continental não deixemos de lado o estranhamento, pois só com ele seremos capazes de resignificar o que acabamos de ler.
Proponho aceitar a literatura como o escoadouro de qualquer coisa que se dá no ato da própria escrita. Como estado de vazio. Como a própria mancha do texto que se transforma, uma vez lida, em página em branco. 
          A escrita é o acaso e quem deverá mediá-la é o escritor. Nessa mediação, Noll não se furta de revelar o interdito. O escritor deve NOMEAR o INOMINÁVEL. Noll propõe que o leitor se enriqueça com a demência, com o desvio da forma, com um raciocínio muitas vezes mal ajambrado. É a VISÃO GAUCHE que torna a literatura humana.


*Daniela Langer é escritora, autora do livro de contos No inferno é sempre assim - e outras histórias longe do céu. Este ano, co-organizou o livro Por que ler os contemporâneos? autores que escrevem o século 21. Cursa mestrado em Escrita Criativa na PUCRS.
** As frases entre aspas são do escritor João Gilberto Noll em oficina para alunos do curso de graduação e pós em Escrita Criativa da Faculdade de Letras da PUC no primeiro semestre de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário